sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Exercendo o Desapego

Exercer o desapego é um grande desafio. Deixar de ter domínio sobre algo ou alguém, demanda coragem e maturidade para lançar-se ao novo. A dificuldade da renúncia pertence única e exclusivamente ao detentor daquilo de que se deseja libertar ou libertar-se.

O desapego vai além de objetos e pessoas. Temos hábitos e convicções, que se desdobram em manias e estilo de vida. Portanto, isso significa desapegar-se de si próprio, não se engane.

Acredito que se tratando do fim de uma relação íntima ou de amizade, haverá invariavelmente duas dores e muitos pesares. Caberá ao outro a surpresa, o desalento, a dor mais forte, porém, devemos lembrar que o processo de decisão pelo qual passou o agora desinteressado pode ter sido, sim, muito doloroso também.


Quando estamos de fora e não somos atingidos pela angústia e dúvida alheia, é muito fácil emitir opinião, e muitas vezes não nos colocamos no lugar do outro, fato. Colocar em prática a alteridade é outro desafio.

Um exemplo corriqueiro é o apego das crianças com certos brinquedos preferidos. Pode ser um carrinho quebrado, uma boneca já sem pernas ou uma peteca sem penas, e daí? Ainda é importante para elas, embora não desempenhem tão bem o papel para o qual foram criados. Um dia, e isso pode levar muito tempo, a criança ou aquele que o foi, jogará aquilo fora e ainda se perguntará por que cargas d’água manteve aquilo por tanto tempo.



Há quase oito anos uso barba e bigode. Deixei-os crescer para atender um pedido especial. No começo estranhei um pouco, depois me acostumei, me adequei e logo estava apegado. Olhava com certo desdém os homens que modelavam suas barbas, deixavam-nas angulosas, cheias de salamaleques. As piores e que ainda acho horríveis são as de linha fina ao estilo bigodinho Rio x São Paulo, que é muito legal, e pra mim só combina e fica bem em velhos negros. Nem tudo é para todos, muito menos um ar marginal.

Pois bem, ultimamente vinha sendo instigado pelo meu amigo Bernardo Fantini a conhecer o “Seu Jairo”, barbeiro dos bons. Eu sempre dizia que não precisava, que o estilo já estava definido, nada de ângulos, e que o “Seu Lourival” estava dando conta, mesmo nunca lembrando que o pé era quadrado, como ele havia feito uma quinzena antes e que ainda estava lá, perceptível. O cabelo e a barba seriam sempre daquele jeito, até que um dia...

Rio de Janeiro, nove de Outubro de dois mil e treze, Rua da Conceição, Bar do Jóia, pela hora do almoço.

Olho para o Bernado e disparo: _Vamos no Seu Jairo.

_ Pô, tô cansadão, preciso torar! Bora lá em casa, dou uma torada de uma hora e basta.

_Cara, deixa disso, vamos nessa, decidi, é hoje.

Mais alguma relutância e...

Tijuca, Praça Varnhagen 7 –Loja F, Fernando Albuquerque Barbearia.

De cara descubro que o Seu Jairo é um negão de quase dois metros e bem mais jovem que eu. Sorriso farto na cara, jeitão malandreado talhado em Cavalcante e Guadalupe, de fala fácil e bem fluída, agradável até a medula e que prefere ser chamado de Jay, o hábil Bernardo criou o "Seu Jairo", sem jamais dizer como é a figura do cara, e a surpresa sempre vem à tona, todos imaginam um cara já coroa e tal. Pronto! Fui arrebatado pela figura.

Eis aí o cara.



Terminado o “trato” que ele dava ao cara da vez, vira pra mim e pergunta o que eu tinha em mente.

Eu disse que era a critério dele, não tinha pensado em nada, que estava ali disposto ao seu talento.

_Tranquilo, desde a hora em que você chegou eu vinha trabalhando um lance aqui na cabeça, já sei o que vai ser.

_Beleza cumpadre, vamos nessa.

Resultado.



Então foi isso. Me desapeguei do barbeiro antigo, permiti modelagem na barba, no corte do cabelo e até uma leve química para hidratar e dar uma soltada na carapinha. Já o pé, este continua quadrado, nisso, eu e o Seu Lourival acertamos.

Serviço:

Seu Jairo atende na Fernando Albuquerque Barbearia , Pça Varnhagen , nº 7 loja F - tel.: 21-35982072 e 35982073.
Funciona de Segunda à Sábado, mas o Seu Jairo encerra o expediente mais cedo aos Sábados. Ele dá plantão no salão da mãe lá em Guadalupe.
Fernando Albuquerque é o proprietário do lugar e profissional competente.
Por R$50,00 você faz barba, cabelo, bigode, lavagem e química se for preciso.
Rola umas cervas na faixa, seja parcimonioso!












Nenhum comentário:

Postar um comentário